in

Ouça o disco dourado que viaja pelo espaço a bordo das naves Voyager

Ouça o disco dourado que viaja pelo espaço a borda das naves Voyager
O disco dourado a bordo da Voyager 1, com gravações de sons e imagens de nossa civilização. (Créditos da imagem: NASA).

A gravação original já deixou o sistema solar

Quando as duas naves da missão Voyager estavam sendo desenvolvidas, os cientistas da Nasa tiveram uma ideia incrível. As sondas tinham como objetivos estudar determinados planetas do Sistema Solar e posteriormente vagar pelo espaço interestelar.

Os cientistas pensaram que no futuro distante, elas podem muito bem ser interceptadas em algum momento por uma civilização alienígena ou até mesmo por humanos do futuro. Então por que não equipá-las com algo que dissesse um pouco sobre quem as construiu, a humanidade do século 20, e também sobre o planeta que habitamos?

Disco Golden Record

Com isso em mente a equipe liderada por Carl Sagan desenvolveu o chamado Golden Record, um disco de cobre banhado a ouro que compila diversos sons da Terra.

Um exemplar foi acoplado a Voyager 1, o artefato humano mais distante no espaço, a mais de 20 bilhões de quilômetros da Terra; o outro está a bordo da Voyager 2, localizada a mais de 17 bilhões de quilômetros de distância do nosso planeta. Você pode acompanhar em tempo real onde estão através do site oficial da missão.

A NASA disponibilizou as faixas do disco dourado em sua conta no SoundCloud. Todas as saudações em 55 línguas diferentes foram adicionadas, inclusive a em português, onde uma moça diz: “paz e felicidade a todos.” Em outra playlist, encontram-se 19 sons da Terra como de uma mãe confortando um bebê que chora, o barulho do vento e da chuva, de trens, de carroças e de vários animais.

Provavelmente por questões de direito autoral, as músicas que viajam com as naves não foram incluídas.

Entre elas estão canções folclóricas de diversos países, expoentes da música clássica como Beethoven e ícones da música popular como Chuck Berry, com “Johnny B. Goode”. Carl Sagan quis incluir “Here Comes The Sun”, dos Beatles – eles adoraram a ideia, mas a gravadora EMI vetou a participação da banda.

Confira as playlists abaixo:

Fonte :

What do you think?

2 points
Upvote Downvote

Total votes: 2

Upvotes: 2

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o remix “Perfect” de Ed Sheeran com Beyoncé

Conheça o Rapper americano que acredita que a terra é plana

Conheça o Rapper americano que acredita que a Terra é plana